top of page

Mensagem de Jesus para este Natal

  • Foto do escritor: SAPientia
    SAPientia
  • 8 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de dez. de 2025

vitral com presépio

Jesus me pediu para avisar que, se fizermos caridade não com palavras de afeto e esperança, mas com presentes materiais, devemos comprar em brechós, sebos, briques, e todos eles comércios locais, não pela internet, que usa mais embalagens individuais, transporte específico para logística enquanto quem compra em loja física se desloca mais a pé (uma necessidade em um mundo hipersedentário), de ônibus e bicicleta e aproveita o deslocamento para realizar várias tarefas; que via de regra vende produtos feitos em outros países em vez de por pessoas locais; que gasta mais combustível, gerando mais poluentes; que pode vender produtos sem garantia, pois não há SAC e endereço do fabricante, somente da importadora, ou cuja qualidade não podes comprovar, pois não podes examiná-los.


Se fores comprar pela Internet, deixa pra comprar se não achares nada nos teus arredores, estiveres muito atarefado(a) ou não quiseres pedir para algum familiar ou amigo fazer isso por ti. Podes comprar coisinhas bem originais e saudáveis. Alguns exemplos: artesanato de povos originários ou de comunidades quilombolas, livros usados e em formato de bolso (para a pessoa levar para qualquer lugar e ter mais oportunidades de leitura), comida saudável (100% integral, de fermentação natural...), mudas de plantas que não encontras facilmente, mudas de levain/kefir/mãe de vinagre... (se não conseguires por doação, para fazeres teus alimentos saudáveis e doares futuras mudas) e adubo natural.


Comida em particular é um ótimo presente, pois sempre será útil a menos que a pessoa presenteada seja fresca (ser fresco não é ter alguma alergia, intolerância ou mesmo fobia e é importante saber se a pessoa recipiente tem alguma).


Aquele(a) vizinho(a) pequeno comerciante, dono de uma só loja, que não é rico, também se beneficia muito do consumo por pessoas do entorno, o que não só tira dinheiro das mãos dos ricos como cria uma rede de confiança nos bairros.


Além disso, muitas instituições de caridade dependem da venda de produtos doados para seu sustento. Podes levar o bem para muito mais pessoas ou muito mais bem para uma pessoa comprando itens a menor preço.


Isso é o que Jesus faria se não tivesse vivido com o mínimo e de doações.


Se a pessoa não gostar do presente (principalmente no caso de insistires em fazer caridade pra quem tu conheces e não precisa de bem material algum), por ser usado ou algo que ela não coma por frescura, ela não merece fazer parte do teu círculo social. Ora por ela, te afasta e avisa que vais procurar pessoas que valorizem o que ganham, pois isso é educar, dever de todos. Jesus educava a todo momento, de forma passiva e ativa. Se o Natal daquela pessoa for menos feliz, será por falha dela, pois fizeste tua parte.


Um bom Natal para ti e tua família, seja a de sangue, seja a de coração! 🌠👶🏻🩷


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page